O Programa Proteção do Conhecimento pretende sensibilizar cidadãos e organizações, públicas e privadas, para a ameaça da espionagem económica, em defesa dos interesses nacionais, seja em Portugal ou em deslocações ao estrangeiro.
Este é um Programa, criado em 2006, que tem contribuído para alertar, sensibilizar e formar os nossos cientistas, universidades e agentes económicos para a importância de garantir a proteção do conhecimento e do investimento, dos riscos da espionagem económica promovida por interesses de países e serviços estrangeiros, ensinando a identificar sinais de alerta e facultando elementos de informação, como é o caso do passaporte para a Segurança nas Deslocações ao estrangeiro.
Em 2025 o Programa Proteção do Conhecimento (PPC) realizou um total de cinquenta e oito (58) ações, que abrangeram cento e vinte e quatro (124) entidades e duas mil, quinhentas e vinte (2520) pessoas.
É de assinalar que, a partir de 2023, na sequência dos conflitos militares na Ucrânia e no Médio Oriente, muitas organizações nacionais promoveram um reforço nos procedimentos e medidas de segurança adotados, em particular na vertente da segurança digital.
O SIS providencia produtos “tailor made” para stakeholders específicos como é o caso de dirigentes, públicos e privados, especialmente visados por interesses hostis.