
A segurança económica é hoje um elemento essencial da soberania e da resiliência nacionais.
As avaliações do SIS neste domínio procuram assegurar um equilíbrio delicado entre a necessidade de criar um ambiente económico aberto e atrativo — que promova o investimento estrangeiro e o crescimento sustentável — com a prevenção de riscos associados à sua exploração por Estados hostis.
Estes riscos incluem a utilização de instrumentos de coerção económica para influenciar decisões políticas, bem como o apoio a atividades de espionagem e à transferência indevida de tecnologia e conhecimento.
Neste contexto, o SIS analisa riscos e vulnerabilidades que possam afetar setores estratégicos da economia nacional, monitorizando operações, investimentos e parcerias suscetíveis de comprometer a autonomia e a segurança do Estado. A ação do SIS visa garantir que a cooperação e o investimento internacional no nosso país se desenvolvem num ambiente seguro e alinhado com os interesses estratégicos de Portugal. Nesta dimensão, a colaboração do SIS com entidades nacionais em diferentes sectores afetos à economia nacional assume uma importância primordial.
TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE UMA POSSÍVEL AMEAÇA A SETORES ESTRATÉGICOS DA ECONOMIA NACIONAL? FAÇA O MAIS CORRETO E PARTILHE ESSA INFORMAÇÃO COM O SIS. PODE FAZÊ-LO AQUI