A insegurança urbana resulta da conjugação de vários fatores — desde fenómenos de criminalidade violenta e organizada até processos de radicalização, exclusão social e desinformação — que, embora tenham origem em contextos locais, podem gerar impactos que ultrapassam o espaço urbano, enfraquecendo a coesão social e a confiança nas instituições.

O SIS acompanha as dinâmicas que, em meio urbano, possam criar vulnerabilidades ou ser exploradas por atores hostis — internos ou externos — com o objetivo de gerar instabilidade, fomentar divisões sociais ou fragilizar a perceção de segurança. A análise destas realidades permite identificar fatores de risco e antecipar potenciais escaladas, contribuindo para a definição de medidas preventivas e de resposta por parte das autoridades competentes.

A atuação do SIS neste domínio decorre em estreita cooperação com as Forças e Serviços de Segurança e com outros parceiros públicos e locais, contribuindo para uma visão integrada das ameaças, num esforço conjunto para reforçar a resiliência das comunidades e preservar a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas na defesa do princípio basilar de coesão nacional.


TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE UMA POSSÍVEL AMEAÇA À SEGURANÇA URBANA? FAÇA O MAIS CORRETO E PARTILHE ESSA INFORMAÇÃO COM O SIS. PODE FAZÊ-LO AQUI